Dormir de uma maneira confortável para acordar pleno no dia seguinte sem cansaço e sem dores pelo corpo, além de dormir oito horas por dia, é preciso ficar atento com a posição que você está dormindo.
A posição também é um fator determinante quando se leva em consideração a qualidade do sono. Algumas delas podem gerar cansaço, dores nas costas, problemas circulatórios, refluxo, entre outros problemas para a saúde. Mas afinal, existe posição ideal para dormir? Qual deve ser evitada? Acompanhe a leitura.
A posição ideal é deitar de lado
A posição ideal para dormir, que mais beneficia o aparelho locomotor, principalmente a coluna vertebral, é sobre o lado esquerdo do corpo (decúbito lateral) com um travesseiro entre as pernas e um outro da largura do ombro posicionado na cabeça, de modo que a cabeça não fique elevada e muito baixa. Essa posição pode beneficiar desde a coluna até o seu cérebro. Além disso, há outros benefícios que foram observados por cientistas.
É ótima para o cérebro
Segundo estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, deitar-se de lado beneficia o lado esquerdo do sistema nervoso central. Quando a drenagem linfática está deficiente de proteínas, vitaminas, entre outros, aumentam as chances de transtornos neurológicos.
Ajuda a melhorar a circulação sanguínea
Dormir do lado esquerdo é uma das formas de impedir a obstrução da artéria aorta, artéria que bombeia sangue por todo o sistema sanguíneo. Além disso, essa posição faz com que a veia cava inferior permaneça livre, assim, não é pressionada por nenhum órgão.
Facilita a digestão
Isso ocorre porque o intestino grosso e o intestino delgado estão inclinados à esquerda, o que facilita a passagem de alimentos por esses órgãos.
Ajuda a aliviar o peso sobre a coluna vertebral
É fato que, quando nos deitamos de lado, a coluna fica mais alinhada para que você evite dores no dia seguinte. Além disso, você evita que todo o peso recaia sobre as costas.
Uma segunda opção é deitar de barriga para cima (decúbito dorsal) com um travesseiro médio para a cabeça. Caso você perceba que ao estender as pernas sua coluna perde muito o apoio no colchão, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos para que fiquem levemente flexionados.
Evite dormir de bruços
Dormir de barriga para baixo é contraindicado, já que essa posição pode ser mais nociva à sua coluna com o passar do tempo. Dormir de bruços, além de não deixar o corpo reto, dificulta a respiração e pode fazer muito mal ao pescoço. Além disso, você sabia que essa posição pode fazer com que os seus dentes entortem a longo do tempo? Isso ocorre porque, ao deitar de bruços, a região da face é pressionada com a pressão. Se os braços estiverem apoiando a cabeça, é ainda pior. Por isso, deixe essa posição pra lá.
Nossas informações foram úteis para você? Continue acompanhando o nosso blog e confira outras dicas sobre saúde do corpo e da mente. É um prazer ter você por aqui.