Quem convive com a dor sabe o quanto ela é limitante e o quanto ela afeta não só o bem-estar físico, como também o social e o emocional. Conviver com a dor está entre as causas que podem levar à depressão. Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, a Faculdade de Medicina do ABC, pelo menos 37% da população brasileira, ou 60 milhões de pessoas, sentem dor crônica. São caracterizadas dores crônicas aquelas que persistem por mais de três meses. E, entre as principais, estão as dores articulares e as musculares.
Diante desses dados, fica clara a necessidade de cuidado, de prevenção e da busca por novos hábitos para que as dores não sejam, ou deixem de ser, um incômodo, muitas vezes, incapacitante. Olhar com mais atenção para a postura nas atividades do dia a dia, procurar por momentos de relaxamento e redução de estresse, praticar exercícios físicos para fortalecer as estruturas e ter uma melhor percepção e apropriação do próprio corpo são iniciativas importantes para se ter mais qualidade de vida, disposição e bem-estar. Preparamos este artigo para te ajudar nessa jornada.
O que são dores articulares?
Para cuidar, é preciso entender, antes, do que estamos falando. As dores articulares são quadros de inflamação ou algum outro tipo de dano no sistema articular. Com isso, os movimentos rotineiros passam a receber uma espécie de pressão, causando, no início, um pequeno incômodo e desconforto, e no decorrer do tempo, caso não seja tratado, dores mais intensas e até a incapacidade de realizar movimentos simples. As articulações podem sofrer danos por diversos motivos, como doenças, stress, sedentarismo, má postura e lesões.
O que são articulações?
A capacidade de nos movermos, de movimentamos nosso corpo de diferentes formas e direções se dá pelas articulações. Chamadas também de juntas, tratam-se estruturas funcionais, responsáveis pelo ligamento entre os ossos. A articulações são compostas, basicamente, por cartilagem, membrana sinovial, tendões, ligamentos e espaço entre as superfícies articulares. O espaço, que é preenchido pelo líquido sinovial, é imprescindível, pois sem ele não é possível a realização dos movimentos. Esta composição permite a execução de uma variedade de movimentos, além de diminuir o atrito entre os ossos e reduzir os impactos durante as atividades. As articulações são responsáveis também pela nossa estabilidade, sem ela os atritos aumentam, o que predispõe ao desgaste da cartilagem levando à artrose. Portanto, as articulações precisam combinar duas funções contraditórias: mobilização e estabilização, requerendo um controle fino e inteligente.
Como reconhecer as dores articulares?
Uma das principais características das dores articulares é a dificuldade em realizar movimentos musculares. Caminhar, correr, sentar, levantar, erguer os braços ou dobrá-los, por exemplo, tornam-se ações dolorosas ou mais rígidas, como que “enferrujadas”. Quadros mais graves envolvem ainda dor difusa, inflamações, sensação de queimação e dureza.
Quais as principais causas de dores articulares?
As dores nas articulações podem ter origens diversas. As mais frequentes são de origem funcional:
- sedentarismo
- stress
- má postura
- desequilíbrio muscular
- padrão de movimento inadequado
Podem ser causadas, também, por doenças ou lesões:
- artrite reumatoide;
- osteoartrite (bico de papagaio);
- bursite;
- tendinite;
- lesão por algum tipo de exercício físico ou movimento praticado de forma incorreta.
Como prevenir as dores articulares?
- De olho na balança
O sobrepeso aumenta a pressão sobre as articulações e os quilos a mais, geralmente, estão relacionados a falta de atividades físicas e hábitos alimentares não muito recomendados, fatores que comprometem o fortalecimento muscular. Sem uma boa estrutura física, as articulações sofrem ainda mais.
- Corrija sua postura
O cotidiano, os compromissos e o ir e vir incessante dos dias nos distraem e nos distanciam de perceber nosso corpo. Olhar para nossa postura, prestar atenção ao se sentar, levantar, cozinhar, passar roupas, abaixar para pegar objetos. Tudo isso protege as articulações e evita o surgimento de problemas, como dores e lesões. Procure sentar com as costas retas, alinhadas à cadeira, apoie os braços no encosto e mantenha a planta dos pés bem apoiada no chão.
- Pratique exercícios para fortalecer
Movimentar-se é fundamental para manter as articulações saudáveis. Os exercícios físicos, como Pilates e RPG, alongam os músculos e estimulam a mobilidade das articulações. Atividades como musculação e condicionamento físico fortalecem os músculos, diminuindo assim a sobrecarga e a tensão sobre as articulações. A prática de atividades física é também uma forma de reduzir e evitar o excesso de peso.
- Desenvolva um padrão de movimento mais adequado
Isso é possível através de um treino cuidadoso e desenvolvimento de uma maior conscientização corporal.
O que é dor muscular?
As dores musculares estão entre as principais queixas nos consultórios médicos. Elas podem ser decorrentes de vários fatores, mas os principais são: tensão, estresse, sedentarismo, falta de consciência corporal, e excesso nos treinos. A dor, geralmente, é localizada e pode afetar um ou mais grupos musculares de certa parte do corpo.
Como prevenir dores musculares?
- Descanse
Descansar o corpo e dormir bem são importantes para que o músculo se restabeleça.
- Alongue-se
Alongar é fundamental para ampliar os espaços internos, diminuindo a pressão intra articular, bem como a resistência interna aos movimentos. Quanto mais espaço interno, maior é o alcance externo através dos movimentos livres e amplos.
- Exercite-se
Fortalecer os músculos e praticar atividades que estimulem e aumentem o metabolismo, como condicionamento físico, musculação e Pilates. Lembre-se sempre de realizar a atividade física com a supervisão e orientação de um profissional. Evite excessos e fadigas.
- Alimente-se bem
Uma boa alimentação é a base para recompor as energias do corpo e dos músculos e mantê-los saudáveis. Fique atento à qualidade dos alimentos que escolhe para suas refeições.
- Ouça o seu corpo
Antes do aparecimento da dor, o corpo dá sinais como: desconforto, formigamento, pressão, cansaço ou peso. Se não for ouvido, ele “grita”, através dos quadros dolorosos.
A dor muscular pode ter diversas causas e tratamentos. O indicado é sempre procurar por um PROFISSIONAL para que ele possa fazer o diagnóstico correto e indicar a melhor forma de tratá-la.
Para dores musculares e articulares: Clínica de Movimento
Exclusiva da Movimento – Centro de Terapias e Cursos, a atividade atende, principalmente, quem apresenta dores articulares ou musculares, provocadas por má postura, estresse e sedentarismo. A Clínica de Movimento é uma oportunidade também para as pessoas que desejam desenvolver uma melhor percepção e apropriação do próprio corpo.
Para a questão postural, as aulas incluem exercícios baseados nos princípios da Cinesioterapia, Pilates e RPG, e lançam mão de acessórios, como bolas, arcos e bastão. Já para o fortalecimento muscular, os exercícios são realizados com itens de resistência elástica progressiva (bandas elásticas).
Ainda para o fortalecimento muscular específico, na academia de musculação, são utilizados equipamentos adaptados o que tornam os exercícios seguros e confortáveis.
Trata-se, assim de uma aula completa, na qual todas as necessidades do aparelho locomotor são trabalhadas – força, alongamento, coordenação, equilíbrio, respiração e consciência corporal. Venha experimentar viver melhor e sem dor.
As informações compartilhadas aqui foram importantes para você? Conheça mais das atividades e práticas que a Movimento oferece para você cuidar da sua saúde, do seu bem-estar, e prevenir, tratar e melhorar seu condicionamento físico, disposição e qualidade de vida. Visite nosso site.