Um espaço para integração entre o sentimento, pensamento e ação, um momento para encontros e exercitar a presença no “aqui agora” . Assim é o Rio Abierto, um sistema de práticas psicocorporais que busca alcançar um desenvolvimento mais harmonioso do ser. Criado pela psicóloga Maria Adela Palcos, na Argentina, Rio Abierto reúne técnicas específicas para integração de todos os níveis do ser humano, desde o corpo físico até o sutil.
As práticas são indicadas para todos aqueles que desejam despertar a vitalidade do corpo e expandir a consciência para um viver mais prazeroso. Para entender melhor como o Sistema Rio Abierto funciona e quais benefícios ele gera em quem o vivencia, preparamos esta entrevista com a terapeuta ocupacional e diretora do Rio Abierto Campinas, Silvia Lucia Pinto. O convite é para além de uma leitura, é para um bem sentir-se.
O que é o Rio Abierto?
É um sistema de práticas corporais que busca um desenvolvimento mais humano e harmônico do indivíduo. Torna-se ímpar ao reunir determinados conhecimentos filosóficos, psicológicos, espiritualistas e da cinesiologia para alcançar um trabalho de maior integração corpo-mente-espírito.
Como surgiu?
Surgiu na década de 60, em Buenos Aires, na Argentina, criado pela psicóloga Maria Adela Palcos. Nessa época, tanto a Argentina quanto outros países da América Latina passavam por um momento político difícil e encontravam em Rio Abierto um espaço de acolhimento e expressão para os sentimentos e incertezas daqueles momentos. Veio para Campinas em 1990, através do Movimento Centro de Terapias e Cursos.
Trata-se de um trabalho de expansão de consciência?
Sim, pois acreditamos que a partir dessa busca integrada de corpo-mente-energia-emoção/amor, torna-se possível experimentar o prazer de viver na matéria, como também vibrar com os mais delicados sentimentos. Porém, raras vezes experimentamos essa dimensão do “ser corpo-alma”. Esquecemos que temos um corpo que pode ser vivido em sua maior potência, com mais prazer, liberdade e alegria. Vivemos limitados dentro de um repertório corporal, expressivo e mental, num espaço encolhido, onde as tensões musculares e emocionais se fazem constantes. Tais práticas podem trazer como resultado a ampliação da percepção e da consciência possibilitando a conexão com as diversas realidades existentes, comumente não percebidas no nosso cotidiano.
Para quem é indicado? Há limite de idade?
Não há limite de idade. Temos grupos de crianças e grupos de adultos (de todas as idades). Normalmente, as pessoas que procuram nosso trabalho manifestam certa insatisfação em suas vidas rotineiras e buscam dar mais sentido a elas.
Exige alguma preparação ou conhecimento prévio?
Não é necessário. Apenas ter a disponibilidade e desejo de fazer algo para si, de se conhecer e se relacionar de uma maneira mais harmoniosa consigo mesmo, com os outros e com o cosmos.
O trabalho é feito em grupo ou individual?
Em grupos, temos o Movimento Vital Expressivo (grupo aberto) e o Trabalho Sobre Si, sendo este último um grupo voltado para um aprofundamento maior do autoconhecimento. Há também atendimentos individuais com técnicas de Massagem, específicas do Sistema.
Quais práticas promove?
No Grupo de Movimento Vital Expressivo, recuperamos a vitalidade e expressões humanas nem sempre manifestadas em nosso cotidiano. O movimento é espontâneo, de acordo com o que surge no momento, e é percebido pelo instrutor, acompanhado de músicas de variados gêneros. É realizado em roda, favorecendo o contato/troca entre o grupo, além do surgimento da criatividade, do lúdico e do afeto.
Grupo de Trabalho Sobre Si: a partir da combinação da música, movimento, expressividade, artes e exercícios específicos surgem todos os trabalhos que buscam integrar nossos aspectos mais terrenos/pessoais e nossa conexão com o transcendente.
Massagem: tem a finalidade de relaxamento, conscientização e reconexão.
Quais são os benefícios físicos e psíquicos das práticas?
A vida em movimento é a forma, geralmente utilizada, quando se fala em Rio Abierto, para descrever a essência do trabalho. Essas ideias de fluidez, permeabilidade e continuidade representadas pela imagem das águas de um rio, se transferidas para o indivíduo, remetem a uma quebra de seus padrões posturais e psíquicos, na mudança da maneira de se manifestar na vida, na redução da rigidez e do mecanicismo. Assim, torna-o mais permeável e mais aberto para o contato consigo mesmo, com o outro e com o mundo.
Posso ser um instrutor?
Sim, os cursos de formação são oferecidos para quem tem o desejo de autoconhecimento e/ou de ser um agente de transformação no ambiente em que vive.
Como é feita a formação?
Existem duas formas: o primeiro ano de curso habilita o aluno para dar aulas de Movimento Vital Expressivo, com as bases principais do Sistema abordadas no curso. Se quiser a formação completa, nos dois anos seguintes, ele será habilitado para ser coordenador de grupos de Trabalho Sobre Si e praticante de Massagem.
[ SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO ]
Se você está em busca de um mergulho profundo e libertador em si e deseja um viver mais prazeroso, saiba mais aqui, ou entre em contato com a gente para essa vivência do Rio Abierto. Mais informações: (19) 3241.3305 ou e-mail: movicet@uol.com.br.
Gostou das informações do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e crie novas e boas conexões.