Você tem dificuldade e dor ao realizar movimentos básicos do dia a dia? Pode ser Sarcopenia.

COMPARTILHE

Além da fadiga, dos fios de cabelo branco e de outras expressões que vão surgindo ao longo da idade, é extremamente importante cuidar da musculatura. A partir dos 40 anos, começa o período de decadência muscular, mais conhecida como Sarcopenia, que pode ser considerada como uma desnutrição silenciosa. 

No ano 2000, cerca de 71 milhões de mulheres e homens ultrapassaram os 80 anos, número que, em 2030, atingirá 202 milhões, e chegará a 434 milhões em 2050 (dados da ONU). Os maiores inimigos da independência individual na velhice são as deficiências cognitivas, características das demências e a perda da massa e das funções musculares.

Após os 60 anos, há uma perda de massa muscular de 5%, em indivíduos ativos e, após os 70 anos, essa perda passa para 10%. Isso se chama Sarcopenia, o enfraquecimento que impede os mais velhos de subir escadas, andar ou levantar da cadeira sem ajuda. Por isso, é preciso estar em constante cuidado com o corpo, já que a perda de massa e força muscular pode prejudicar – e muito – a qualidade de vida. 

 

Cuide-se com Musculação Terapêutica

Umas das formas que temos para se evitar a fraqueza muscular e/ou recuperar uma função muscular perdida é realizando atividades de força muscular como a Musculação Terapêutica, por exemplo. Durante o exercício, as contrações das fibras musculares liberam proteínas que caem na corrente sanguínea e interferem na fisiologia de diversos órgãos, inclusive no funcionamento do cérebro. 

Trabalhando o músculo de forma gradual e progressiva, a tendência é que haja aumento da quantidade de fibras musculares, aumento e recuperação da função muscular, alívio de possíveis dores causadas pela fraqueza muscular e diminuição da Sarcopenia.

 

Nossas informações foram úteis para você? Lembre-se: não importa quantos anos você tem, o importante é manter os seus músculos sempre saudáveis. Movimente o seu corpo e marque uma avaliação para conferir como está a sua saúde.

Adicione o texto do seu título aqui

Quer receber dicas e informações sobre saúde e bem-estar?

Fique tranquilo pois também não gostamos de SPAM.