Três décadas de existência. Três décadas ampliando conceito de saúde e mostrando novos e eficazes caminhos de cuidado e bem-estar. Três décadas integrando todos os aspectos que compõem o ser para um viver com mais consciência e presença. Há 35 anos a Movimento – Centro de Terapias e Cursos – atua, em Campinas, oferecendo atividades, práticas, vivências e cursos de saúde, integração, equilíbrio e harmonia entre corpo, mente e espírito. Com conhecimento científico e estudos, tudo que é proposto e realizado tem embasamento e referência. O trabalho é sério e leve. Para falar um pouco dessa trajetória, de como tudo começou e do que estar por vir na Movimento, confira o bate-papo com a fisioterapeuta, idealizadora e uma das sócias do espaço, Sâmia Maluf.
Boa leitura!
1. Como surgiu a ideia de um único espaço que reunisse práticas para corpo, mente e espírito?
A ideia principal era e ainda é ampliar o conceito de saúde através de pesquisas, vivências e trocas com profissionais de várias áreas. A saúde nos anos 90 era focada quase exclusivamente no modelo médico: medicalização e cirurgias. Tal modelo tem sua eficácia inegável, mas não contempla de forma integral as necessidades que a complexidade humana requer. Estamos bem quando em harmonia e equilíbrio com todas as nossas funções orgânicas e psíquicas, quando sabemos que temos um objetivo ou meta a cumprir, que temos qualidades e capacidades e a oportunidade para realizar essas metas e, quando essas metas conferem um significado para nossa vida e esforços.
2. Como foi o começo da Movimento? Os primeiros passos, as primeiras atividades e aulas?
A casa era pequena, mas soube abrigar o entusiasmo e empenho na busca de formas de atuação que favorecessem a possibilidade de uma vida mais integrada e essencial. Nossa inspiração e instrumento foi o sistema psicocorporal Rio Abierto, bem como as terapias orientais e terapias de cadeias musculares. Os espaços foram ampliados, novos profissionais chegaram e foram surgindo outras atividades como: psicoterapia, clínica médica, musculação e Pilates.
Crescemos além dos nossos muros através de projetos de capacitação de profissionais da saúde da Prefeitura Municipal de Campinas. Tais projetos estão inseridos nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), e proporciona aulas de Movimento Vital Expressivo a mais de setecentas pessoas distribuídas em vários grupos espalhados pela cidade, através da rede pública de saúde.
3. Quais foram (ou são) os principais desafios e as principais conquistas da Movimento e das pessoas que a fazem ao longo desses 35 anos?
Observando a aceitação e implantação do programa das PICS, sobretudo na cidade de Campinas, dá para classificar isso como uma conquista, pois nossa colaboração neste processo, de alguma forma, deu um impulso nesse sentido. O desafio importante foi implantar um trabalho inovador, para a época, que inspirasse credibilidade e se mantivesse fiel à proposta inicial.
4. Como você definiria o propósito da Movimento hoje?
Que possamos nos desenvolver, tanto fisicamente como psiquicamente para alcançar uma integração mais plena. Um ser humano que responde mecanicamente é sempre um escravo do que está acontecendo com ele, de suas respostas automáticas, e vive apertado num espaço muito menor do que ele poderia habitar, ficando distante de seu corpo e de outros seres humanos, em uma repetição que nem sequer registra.
Tem zonas que ficam sobrecarregadas energeticamente, provocando manifestações variadas, entre elas, a rigidez, a tensão, a dor e até mesmo as doenças. Essas zonas atraem mais energia e a conseqüência é que outras áreas ficam desvitalizadas, com déficit de irrigação, fraqueza, alterações no tônus muscular. Zonas que, do ponto de vista da consciência, são áreas não reconhecidas no esquema corporal.
5. Quais os planos e projetos futuros para que sejam possíveis mais 35 anos de movimentos, despertares e vidas com mais saúde e bem-estar?
As necessidades da população vão mudando, sobretudo nestes últimos trinta anos, podemos citar as decorrentes do envelhecimento da população. Nesse sentido, estamos desenvolvendo projetos que dão um suporte para melhorar a qualidade nessa faixa etária.
Além disso, iniciamos esse ano atividades artísticas: dança, artes visuais, música e teatro. A arte abre mentes, dá expressão ao coração e cria mundos. Pode ser uma porta que nos ajude a criar melhores condições de estar no mundo e nos conciliar com o equilíbrio e, portanto, com a saúde.
Sobre a Movimento
Dentro do seu entendimento do ser como um todo no universo e integrado dentro de si, a Movimento tem ouvidos e olhos abertos e dispostos à escuta da sua demanda. De forma acolhedora e próxima, oferece caminhos e alternativas que unem conhecimento milenar e científico com a finalidade de propor uma melhoria na qualidade de vida e no bem viver de todos.
Profissionais experientes e atualizados estão prontos para receber e propor formas de expansão do corpo e da mente para um reequilíbrio tão natural quanto fundamental. Conheça nossas atividades, cursos e confira nossas dicas de bem-estar e saúde. Seja sempre muito bem-vindo e bem-vinda!