Você sabia que a qualidade de vida também depende da nossa capacidade de saber dizer não?

COMPARTILHE

Vivemos em um cenário em que somos levados a dizer “sim”, mesmo quando queremos dizer não. Dos likes das redes sociais aos “pedidos” do patrão e dos amigos, tememos perder aprovação social e somos levados a aceitar compromissos, ideias e responsabilidades que não queríamos e não queremos aceitar. Como resultado, vivemos ansiosos uma vida que não é nossa, comprometendo assim a nossa qualidade de vida. Aí vem a questão: é possível aprender a dizer não e viver uma vida legítima e autêntica?

Conforme vivemos nossas experiências de vida, logo aprendemos que, ao dizer “não”, frustramos as pessoas e percebemos que algumas ficam bastante magoadas. Como se diz no popular: “levam para o coração”.

Mas o que podemos fazer quanto a isso? A frustração é um evento de vida pelo qual todos nós passamos. E como tal, nós e as pessoas com quem nos relacionamos temos que aprender a lidar com esse sentimento. Acompanhe a leitura e veja como você pode falar o “não” de forma singela. Vamos lá?

 

Como dizer um não sem ferir o outro?

A questão não é dizer o “não”, e sim como dizê-lo. Ouvir um “não” que foi dito de um modo inapropriado pode frustrar, magoar e machucar. Para ser assertivo e dizer a palavra não de modo adequado, uma boa ideia é dizer para a pessoa o quanto ela (e o pedido que ela lhe fez) é importante para você. Depois, diga que você não aceita ou concorda com o que lhe foi pedido e explique os motivos. Dessa forma, você leva a pessoa e envolver-se com os teus sentimentos e a compreender as suas necessidades e suas dificuldades.

 

Dizer não é algo que se faz por meio de uma relação de confiança

Se você tem dificuldade em ser assertivo, antes de dizer não de um modo apropriado, você precisa estabelecer uma relação de confiança de você com você mesmo. É preciso que você saiba confiar na sua capacidade de enfrentar qualquer situação que venha a decorrer da sua negatividade.

E se meu amigo desfazer a amizade? E se meu patrão me demitir? E se a pessoa que eu amo me deixar? Ora, vamos aos fatos. Se você foi legítimo com suas convicções e possibilidades e negou algo pelo qual seu amigo ou pessoa amada desfez o relacionamento, saiba que de fato não havia aí um relacionamento saudável ou autêntico. Quando existe um relacionamento autêntico, a frustração passa e depois o relacionamento segue em frente. O relacionamento foi desfeito? Conheça outras pessoas e faça outros amigos. Todos temos capacidade para isso.

 

Escrito por Weber Mário de Rosa Lima

 

Você sabia que psicólogos ajudam pessoas a desenvolver habilidades de comunicação e assertividade para que sejam capazes de dizer não de modo apropriado? Saiba como expressar melhor suas preocupações e sentimentos. Marque uma entrevista!

Adicione o texto do seu título aqui

Quer receber dicas e informações sobre saúde e bem-estar?

Fique tranquilo pois também não gostamos de SPAM.