No Brasil a cirurgia plástica teve um aumento expressivo nos últimos anos. Existe uma constante busca por um corpo perfeito. E as cirurgias podem propiciar esta transformação, levando as pessoas que se submetem a tal procedimento a melhorarem sua auto estima e bem estar. É de fundamental importância realizar tratamento de pré e pós-operatório com profissionais capacitados a fim de diminuir as possibilidades de complicações e ou resultados inestéticos.
Dessa forma, a abordagem do paciente neste período não se limita apenas a conhecida drenagem linfática para redução do edema (inchaço) das áreas operadas (muitas vezes, o edema é o menor dos problemas a ser tratado).
Os tecidos operados sofrem um trauma mecânico durante o procedimento cirúrgico e, por este motivo, utilizam-se também técnicas de terapia manual que reorganizam as estruturas destes tecidos, devolvendo sua flexibilidade e mobilidade, prevenindo/tratando intercorrências como fibroses (tecido de cicatrização endurecido nas áreas operadas) e aderências. Também são utilizadas técnicas para prevenção e tratamento de seroma (acúmulos de líquidos), hematoma (acúmulos de sangue), retrações cicatriciais (cicatrizes tensas), cicatrizes excessivas (hipertróficas e quelóides) entre outras. O tratamento induz uma boa recuperação e organização das áreas operadas.
Não deixe de agendar seu horário a fim de ter uma recuperação rápida e adequada do seu corpo.