Coluna jovem: saiba como cuidar bem para mantê-la saudável por mais tempo

COMPARTILHE

Em casa, no trabalho, na academia ou em qualquer outro lugar. Estamos nos movimentando o tempo todo, mas nem sempre do jeito certo. Você sabia que são os movimentos realizados no dia a dia é que irão dizer como sua coluna irá se comportar nos próximos anos?

Alguns minutinhos de pausa no trabalho para alongar, carregar uma bolsa mais leve que a habitual e outras atividades diárias, além de ajudar, irão fortalecer todo o corpo para manter sua coluna jovem por mais tempo. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre alguns desses movimentos para viver a vida de forma mais plena.

Vamos lá?

 

Em primeiro lugar, um olhar cuidadoso na sua postura

Tudo começa na sua postura. A coluna dá toda a sustentação necessária aos membros: protege a medula, os nervos e, enfim, sustentam todo nosso corpo. Assim como todas as articulações do corpo, a coluna também pede por cuidado. Na maioria das vezes, as dores nas costas aparecem pela falta de alinhamento na postura. Assim, é preciso ter consciência corporal para cuidar bem dela.

Com alguns exercícios diários, além de prevenir, ajudam a cuidar daquela dorzinha incômoda, além, é claro, de liberar todo o estresse causado por ela. 

 

Alguns minutinhos de pausa no trabalho para alongar

É normal nos descuidarmos da coluna, principalmente no trabalho. Se você trabalha muito tempo sentada, opte por uma cadeira de encosto reto, não reclinável para que sua coluna fique apoiada de forma confortável. Além disso, lembre-se que os pés devem ficar apoiados no chão para que o joelho fique dobrado adequadamente.

É essencial que você se movimente a cada hora de trabalho. Separe alguns minutinhos para se alongar. Além de ajudar (e muito) a sua coluna, alguns movimentos são ótimos para ter mais disposição durante esse período.

 

Nas atividades domésticas, atenção nos ombros e na posição das pernas

São tantas atividades domésticas que, às vezes, o bem-estar da coluna acaba ficando prejudicado. Na hora de lavar a louça ou as roupas, alguns vícios de posição fazem com que apareçam as tão odiadas dores durante o dia.

Por isso, lembre-se: o tanque, a pia da cozinha e a tábua de passar roupas, devem ficar na altura do umbigo. Se as superfícies são baixas ou altas demais, um suporte confortável para apoiar os pés irá te ajudar durante essas atividades. 

Além da priorizar a mobilidade da coluna, é preciso ter um olhar atento na circulação. Movimentos alternados durante as atividades são essenciais para o bom funcionamento de todo o corpo.

 

Movimente-se: alongamento e atividades físicas para prevenir e cuidar bem

Durante o dia, tire 10 minutinhos do seu tempo para esticar os braços, as pernas, o pescoço e a cintura, sempre com movimentos suaves e longos. O alongamento é uma ótima alternativa para o aumento da flexibilidade muscular e para o funcionamento de todo o corpo, podendo ser realizada em qualquer lugar, onde você estiver.

Antes de qualquer prática de atividades físicas intensas, é muito importante a avaliação para saber como estão as condições da sua coluna para verificar se há comprometimento como alguma disfunção, por exemplo.

Para quem sofre de dores de coluna, uma ótima solução é a musculação terapêutica, ideal para o alívio de dores crônicas, no tratamento de lesões e reabilitação de pessoas de todas as idades, promovendo o aumento da força muscular para ajudar a estabilizar e proteger as articulações. 

 

Deixe as bolsas pesadas pra lá

Na hora da compra, opte por sacolas e bolsas mais leves. Mas, caso precise carregar algo pesado, procure dividir o peso nas mãos e/ou nos ombros a fim de equilibrar para evitar a sobrecarga em apenas um lado do corpo. 

Se for realizar uma viagem, por exemplo, uma ótima opção são as malas de rodinha ou, caso preferir, as bolsas de alça longa, já que elas permitem que você mantenha as costas eretas enquanto anda. 

 

E os sapatos de salto alto também

O uso excessivo de sapatos de salto alto pode encurtar os músculos e tendões da perna, especialmente os da panturrilha. Quando o calcanhar fica elevado, o peso do corpo é impulsionado para frente, dificultando assim o alinhamento da coluna vertebral. 

Uma dica para quem precisa ou não consegue ficar longe deles: opte por sapatos com cerca de 5cm de altura (não mais que isso) que sejam retangulares ou quadrados, já que dão mais firmeza e equilíbrio. Assim que tirar os sapatos, para ajudar a manter uma boa circulação dessa região, procure fazer movimentos circulares a fim de relaxar os pés e faça alguns exercícios para alongar suas pernas.

 

Escolha a posição ideal para dormir para cuidar da coluna.
Escolha a posição ideal para dormir.

Na hora de dormir, sono e coluna devem estar alinhados

Mesmo seguindo todas as orientações e cuidados, se você não escolher a posição ideal para dormir, as chances de acordar com dores no dia seguinte são grandes. Assim, a posição é um fator muito importante quando se leva em consideração não só a qualidade do sono, mas também a saúde da sua coluna. 

Para não flexionar, a posição que mais beneficia o aparelho locomotor é sobre o lado esquerdo do corpo. Assim, é só colocar um travesseiro entre as pernas e outro da largura do ombro posicionado na cabeça de modo que não fique elevada ou muito baixa.

Quando nos deitamos de lado, a coluna fica mais alinhada e evita que todo o peso recaia sobre as costas. Se, ao estender as pernas você perceber que sua coluna perde o apoio no colchão, basta colocar um travesseiro embaixo dos joelhos para que fiquem levemente flexionados. 

 

Está sentindo dor? Hora de procurar ajuda!

Uma das formas que as pessoas buscam para aliviar dores e desconfortos é através dos remédios. Aqui vai a primeira dica: não se automedique. Os medicamentos podem até mascarar o problema, mas não tratam a dor. Por isso, a opção ideal é consultar um especialista na área para cuidar e tratar dessas alterações de forma adequada.

 

Movimentos para o corpo: atividades que mantêm a coluna sempre jovem

 

Movimentos para o corpo: atividades que mantêm a coluna sempre jovem

Há uma série de exercícios que ajudam não só para prevenção mas como tratamento para corrigir a postura como, por exemplo, a Fisioterapia, o Pilates, a RPG e a Musculação Terapêutica. Essas atividades ajudam a equilibrar tensões musculares, melhoram a postura além, é claro, de prevenir e tratar alterações do sistema locomotor, favorecendo assim o aumento da força muscular, da circulação sanguínea e do condicionamento físico como um todo.

 

RPG – Reeducação Postural Global

A RPG atua como como um método manual terapêutico que não delimita somente no local da lesão, e sim do corpo como um todo. Os exercícios, além equilibrar as tensões musculares, melhoram a postura corporal e auxiliam em casos de lesões articulares, traumas e nos problemas reumáticos e respiratórios, promovendo assim o bem-estar.

 

Pilates – uso consciente durante os movimentos

A prática de Pilates possui uma linha de exercícios eficiente que abraça todos os públicos: crianças, adultos, idosos, gestantes e até pessoas que estão em reabilitação. Através dos exercícios, além de melhorar a saúde e força como um todo, ajuda a manter a coluna saudável, já que auxilia na manutenção da postura e da coordenação motora.

 

Musculação Terapêutica – para alívio das dores, tratamento e reabilitação

A Musculação Terapêutica pode ser realizada por pessoas de todas as idades. A prática é orientada por um Fisioterapeuta especializado para o alívio de dores crônicas, tratamento e reabilitação para estabilizar e proteger as articulações, melhorando assim a capacidade no momento de realizar atividades do dia a dia, promovendo o equilíbrio e a flexibilidade.

 

Gostou do nosso conteúdo? Conheça mais das atividades que a Movimento oferece para prevenir, tratar e melhorar a sua postura e o seu condicionamento físico aqui. E lembre-se: coluna jovem é coluna saudável e bem cuidada.

Adicione o texto do seu título aqui

Quer receber dicas e informações sobre saúde e bem-estar?

Fique tranquilo pois também não gostamos de SPAM.