Dor nas costas: por que as mulheres sentem mais que os homens?

COMPARTILHE

Uma dor aqui, outra ali. A sensação incômoda da dor nas costas é um dos principais fatores que afetam, sobretudo, as mulheres. Segundo a Comissão de Coluna Vertebral da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) as mulheres sentem mais dor nas costas que os homens devido a alguns fatores.

Alterações hormonais, gestação, a presença de ossos mais finos, seios volumosos, excesso de peso e utilização de salto alto são alguns deles. Essa estrutura complexa composta por 33 vértebras que precisa de sustentação e mobilidade começa a reagir quando está em desequilíbrio.

E quais são os métodos para melhorar a dor nas costas? Por que as mulheres sentem mais que os homens? É preciso adequar alguns hábitos para evitar esse mal. Acompanhe a leitura e saiba quais são e como prevenir.

Vamos lá?

Afinal, por que as mulheres sentem mais dor nas costas?

Dupla jornada de trabalho e atividades domésticas são dois dos fatores. Com a inserção das mulheres nas mais diversas atividades como em linhas de produção, escritórios, clínicas e em outros cargos administrativos, faz com que o descuido na hora de sentar, digitar ou carregar materiais force a coluna.

Além disso, muitas mulheres realizam atividades domésticas após o trabalho, o que gera o desgaste intenso das articulações e dos músculos. Há também outros motivos pelos quais as mulheres sofrem mais que os homens desse mal:

Durante a gestação

A gravidez traz diversas modificações na estrutura do corpo. Tanto o aumento do peso como as alterações hormonais e pressão dos órgãos influenciam diretamente nas costas, fazendo com que a curvatura da coluna sofra alterações. Assim, a melhor forma de combater essas dores é através dos exercícios.  

Evite bolsas pesadas

Bolsas pesadas e cheias de acessórios são grandes inimigos das costas, já que todo peso incide em apenas um ombro. Ao longo do tempo, o esforço pode desgastar os discos intervertebrais e até mesmo desvios na coluna. Bolsas mais leves e com menos acessórios são mais elegantes.

Desça do salto: ele também causa dores

Sim, o uso de sapatos altos pode interferir – e muito – na postura, já que altera a posição natural da coluna. Assim, o calcanhar elevado impulsiona o peso do corpo para frente, dificultando assim o alinhamento da coluna vertebral. Caso precise utilizá-los por pouco tempo, modelos retangulares e quadrados de até 5 cm são os mais indicados.

Dores na lombar durante o período menstrual

Um dos motivos da dor na lombar são as cólicas menstruais. Durante esse período a região pélvica é mais irrigada. Essa dor se irradia para as costas e , muitas vezes, é confundida com a dor das cólicas intestinais. Compressas mornas nessa região é uma boa opção para o alívio da cor. 

Osteoporose

Com ossos mais finos que os homens, ou seja, por questões genéticas e hormonais, mulheres têm mais tendência a sofrer de osteoporose que os homens. Essa doença que enfraquece os ossos desencadeia microfissuras nos ossos da coluna gerando dor nas costas.

Um olhar atento ao bem-estar: corrija sua postura

Seja de alguém da família ou de algum conhecido. Pelo menos uma vez na vida, você já deve ter ouvido alguém falando para corrigir a postura. Sabemos que a rotina agitada e os compromissos do dia a dia faz com que tenhamos um descuido com as costas.

Assim, o olhar atento nas diversas atividades do dia como olhar para a postura com mais cuidado, ter a percepção de ações como sentar, levantar, cozinhar, abaixar e até mesmo nas posições em que dorme são extremamente importantes para manter a coluna sempre jovem. 

No trabalho ou sentada no sofá

Tanto no trabalho como em casa. Todo lugar é lugar de cuidar da saúde da sua coluna. Uma das dicas é procurar sentar com as costas retas, alinhadas à cadeira ou ao encosto do sofá. Assim, é só apoiar seus braços com leveza mantendo sempre a planta dos pés bem apoiada no chão. Assim, você irá evitar possíveis dores nas articulações.

Na hora de dormir: escolha a posição certa

Sim, existe posição ideal para dormir. A que favorece o aparelho locomotor é sobre o lado esquerdo do corpo, com um travesseiro entre as pernas e outro na na largura do ombro para que a cabeça não fique muito elevada ou muito baixa.

Além disso, ela traz muitos benefícios como, por exemplo, a melhora da circulação sanguínea e o alívio do peso sobre a coluna vertebral. Saiba como melhorar a qualidade do seu sono com mais benefícios aqui.

Sinal vermelho: quando a dor torna-se persistente

Quando aquele pequeno incômodo passa a prejudicar a rotina, significa que é hora de procurar um especialista no assunto. Aqui, mencionamos alguns desses sinais:

  • Quando a dor ultrapassa o mês;
  • Após um trauma ou lesão;
  • Em crianças e em idosos;
  • Quando a dor é forte a ponto de despertar enquanto dorme;
  • Quando é acompanhada de febre;
  • Quando ocasiona perda de peso, alteração de força ou sensibilidade.

RPG: para equilibrar a postura

RPG: para equilibrar a postura

Um dos métodos utilizados para tratar a dor nas costas é a reeducação postural global – também conhecido como RPG – que tem como objetivo prevenir e tratar as alterações posturais: hiperlordoses, hipercifoses e escolioses. Além disso, a prática desses exercícios, de alongamento das cadeias musculares combinados com a respiração, auxilia nos casos de lesões articulares em geral.

Pilates: sinta menos dor e ganhe mais força

Pilates: sinta menos dor e ganhe mais força

O Pilates é uma ótima forma de aliviar dores e ganhar mais força muscular. Os benefícios são muitos: aumento da flexibilidade, aumento da circulação sanguínea, do condicionamento físico, melhora na manutenção da postura, coordenação motora, equilíbrio e redução de dores de forma geral. 

Musculação terapêutica: fortalecimento para o alívio das dores

Musculação terapêutica: fortalecimento para o alívio das dores

A Musculação Terapêutica pode aliviar dores crônicas, já que a perda de força tem um papel importante na manutenção da dor. Também funciona como reabilitação de pessoas em todas as idades, protegendo as articulações e melhorando a capacidade de realizar atividades diárias com equilíbrio e flexibilidade. Dessa forma, são disponibilizados exercícios para objetivos específicos de cada pessoa.

Saiba aqui qual a diferença entre elas e como cada um pode ajudar.

Movimento Vital Expressivo: corpo em harmonia

O Movimento Vital Expressivo (MVE) também é uma das práticas que beneficia todo o corpo. Propiciam experimentar a relação entre corpo, emoção, pensamento e espírito, com o propósito de integrá-los.

As práticas são realizadas com música e em grupo, favorecendo também as percepções em um contato mais íntimo e essencial consigo e os outros.

Em movimento: outras atividades que beneficiam e estimulam todo o corpo

Há outras atividades que também promovem uma melhor qualidade de vida, que trabalham todo o corpo para uma melhor postura e coordenação motora. Entre elas, práticas para quem apresenta dores articulares e musculares provocadas pela má postura, estresse e sedentarismo, Alongamento, Boxe Funcional, Lian Gong, Musculação e Condicionamento Físico, entre outras. Cuide-se.

 

Este artigo foi útil para você? Se sim, compartilhe com quem também gostaria de saber sobre o assunto. Em nosso blog, você encontra mais dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida. Cuide-se para viver bem.

Adicione o texto do seu título aqui

Quer receber dicas e informações sobre saúde e bem-estar?

Fique tranquilo pois também não gostamos de SPAM.